enema 800x460

XVII Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações

De 06 a 08 de novembro de 2024

O ENAMA é um encontro científico anual com o propósito de criar um fórum de debates entre alunos, professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, abrangendo as áreas de Análise Funcional, Análise Numérica, Equações Diferenciais Parciais, Ordinárias e Funcionais.

O XVII ENAMA ocorrerá de 6 a 8 de novembro de 2024, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE-UFRJ). O evento será organizado pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ.

Data das submissões de trabalhos: de 15 de junho a 31 de julho de 2024.

Todas as informações do processo de submissão (template e formas de submissão) estão na página do ENAMA (aba Submissão).

Convidados confirmados:

Minicursos:  Gui-Qiang Chen, Mathematical Institute, University of Oxford, Giovanni Alberti, University of Pisa, Enrique Zuazua, Friedrich-Alexander Universität Erlangen-Nürnberg.

Conferências

Daniela Vieira – Universidade de São Paulo (USP-SP), Liliane Maia – Universidade de Brasília (UnB).

Comissão Organizadora

Nilson Bernardes (IM-UFRJ)

Xavier Carvajal (IM-UFRJ)

Daniel Marroquin (IM-UFRJ)

Wladimir Neves (IM-UFRJ)

Juliana Fernandes (IM-UFRJ)

Fábio Ramos (IM-UFRJ)

Comissão Nacional

Haroldo Clark (UFDPar)

Joedson Santos (UFPB)

Sandra Malta (LNCC)

Contatos - enama.evento@gmail.com

Instagram - @enama.evento

PPG 460 2

PPG em Estatística - UFRJ - Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado 2024/2

De 10 de junho até 24 de junho de 2024 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para o Mestrado e o Doutorado em Estatística no Programa de Pós-Graduação em Estatística - IM-UFRJ , Turma 2024-2.

O edital pode ser acessado em https://www.dme.ufrj.br .

2024 06 12 RamsTitle: Matrix cocycles and ergodic optimization

Speaker: (Michał Rams, IM PAN Varsóvia)

June 12, at 3:00 p.m. (Rio de Janeiro local time)

This meeting will take place at room C116 - Bloco C - CT – Instituto de Matemática – UFRJ.

Abstract: I will explain a bit the Lyapunov exponents of (infinite) matrix products. Hopefully I'll finish by presenting our result with Jairo Bochi on the size of the set of products with maximal/minimal Lyapunov exponents.

Cópia de Cópia de Design sem nome

Título: Estimativas do Valor em Risco para o Modelo de Choques Comuns

12 de junho, às 03:30 p.m. (Rio de Janeiro local time)

Palestrante: Leandro Pinto Rodrigues Pimentel (UFRJ)

Local: Auditório LSE, Sala I-044-B, Centro de Tecnologia - UFRJ.

Resumo: O modelo de choques comuns é uma forma de abordar perdas dependentes num contexto de seguros e gestão de risco. Estes choques podem ser catástrofes naturais, crises econômicas, etc. Quando ocorre um choque comum, isso causa diferentes perdas que exibem uma estrutura de dependência. Nesta palestra iremos nos concentrar em modelos onde a frequência dos choques ocorre de acordo com um processo de Poisson, e as perdas sejam dadas por um vetor aleatório com uma certa estrutura de dependência. O objetivo será apresentar um resultado de aproximação para o cálculo do Valor em Risco (quantil) do agregado das perdas num certo horizonte de tempo fixo.

30 04 IM Seminário Luiz NoticiaTítulo: "The Hele-Shaw free boundary limit of Buckley-Leverett System"

Palestrante: Wladimir Neves IM-UFRJ

Data: 08/05/2024
Local: IM-UFRJ, CT sala C-116

Resumo: In this talk, we propose a new approach to solving the BuckleyLeverett System, which is to consider a compressible approximation model characterized by a stiff pressure law. Passing to the incompressible limit, the compressible model gives rise to a Hele-Shaw type free boundary limit of Buckley-Leverett System, and it is shown the existence of a weak solution of it.

Confira o artigo AQUI!

Subcategorias