A Jornada MatematiQueer 5 anos vai celebrar os primeiros cinco anos do Grupo MatematiQueer de Pesquisa e Extensão em Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática, incluindo as temáticas da Educação Matemática Crítica, Direitos Humanos e Justiça Social, que compõem uma das linhas de pesquisa do Grupo.
Serão cinco rodas de conversa, nos dias 30/04, 07/05, 14/05, 21/05 e 28/05, das 19h às 21h, no horário de Brasília. O evento é gratuito, com submissão de trabalhos - que poderão compor um e-book, caso sejam aprovados - até 31 de maio de 2025.
Mais informações e inscrições em https://www.even3.com.br/matematiqueer5anos/
Aprovada sem restrições
Título: Machine Learning Methods in Music Emotion Recognition
Defesa de Mestrado do PPGE
Autor: Karolayne Pereira Dessabato
Orientador: Hugo Tremonte de Carvalho
Data: 28/04/25
Horário: 08:00
Local: C-116
Título: Construção rigorosa de campos quânticos através do formalismo de espaços de Fock
Defesa de Mestrado do PGMAT
Autor: João Matheus Arieta Pereira
Orientador: Francesco Noseda
Data: 29/04/25
Horário: 10:00
Local: C-116
O seminário será em inglês.
Speaker: Roberto Viveros (IM-UFRJ)
Title: Applications of a Sprinkled Decoupling Inequality in Hammersley’s Particle System
April 28, from 3:30 p.m. to 4:30 p.m. (Rio de Janeiro local time)
Room B-108-A - Bloco B - CT – Instituto de Matemática – UFRJ.
There will be no transmission online.
Abstract: Sprinkling is a technique used to control the decay of correlations (decoupling) through an inequality obtained by introducing small perturbations, and it plays a key role in multiscale renormalization schemes for strongly correlated systems. In this talk we will discuss some motivations related to two models on the top of Hammersley’s particle system and prove a sprinkled decoupling inequality for this particle system.
More complete information about the seminars can be found at
Título: A Teoría Ergódica de Semifluxos Impulsivos
Instituto de Matemática
Bloco C
Sala: C-119
Resumo: Sistemas dinâmicos impulsivos (IDS) podem ser interpretados como modelos matemáticos adequados a fenômenos do mundo real que exibem mudanças abruptas em seu comportamento. Mais precisamente, um IDS é descrito por três objetos: um semifluxo contínuo em um espaço X; um conjunto D contido em X onde o fluxo experimenta perturbações repentinas; e uma função impulsiva de D para X, que determina a mudança na trajetória cada vez que colide com o conjunto impulsivo D.
Apesar de sua grande variedade de aplicações, os IDS começaram a ser estudados do ponto de vista da teoria ergódica apenas recentemente.
Um desafio fundamental, inerente à dinâmica, é que, em geral, um semifluxo impulsivo não é contínuo.
Nesta palestra farei uma abordagem geral de alguns conceitos clássicos da teoria ergódica via semifluxos impulsivos, apresentando resultados recentes da área.