30 04 IM Seminário Luiz NoticiaTítulo: "The Hele-Shaw free boundary limit of Buckley-Leverett System"

Palestrante: Wladimir Neves IM-UFRJ

Data: 08/05/2024
Local: IM-UFRJ, CT sala C-116

Resumo: In this talk, we propose a new approach to solving the BuckleyLeverett System, which is to consider a compressible approximation model characterized by a stiff pressure law. Passing to the incompressible limit, the compressible model gives rise to a Hele-Shaw type free boundary limit of Buckley-Leverett System, and it is shown the existence of a weak solution of it.

Confira o artigo AQUI!

02 05 noticia IM Colóquio de Matemática

Palestra: Geometria por trás dos Movimentos de Rotação e Aplicações

10 de maio, às 03:15 p.m. (Rio de Janeiro local time)

Local: Sala C116 - Bloco C - CT – Instituto de Matemática – UFRJ.

Palestrante: Alejandro Cabrera

Resumo: Nesta palestra, vamos ver diversos tópicos nos quais a geometria diferencial entra no estudo do movimento de corpos em rotação que mudam sua forma. Começaremos com uma descrição de corpos rígidos em rotação para seguir com casos com deformação. Dentre eles, vamos mencionar o problema do "gato em queda", no qual o gato mexe seu corpo para cair em pé, e o de saltadores olímpicos que tentam maximizar o número de voltas no ar. No final, vamos mencionar linhas de pesquisa relacionadas, incluindo a noção de fases geométricas e diversas aplicações.

Alejandro Abierto

FLUXOS SINGULARES

26 de abril, às 03:15 p.m. (Rio de Janeiro local time)

Local: Sala C116 - Bloco C - CT – Instituto de Matemática – UFRJ.

Transmissão Online: https://youtube.com/live/tDVR5pXtjbU?feature=share

Palestrante: Alexander Arbieto

Resumo:
Apresentaremos a teoria de fluxos com singularidade e formas fracas de hiperbolicidade. Em particular, veremos alguns exemplos importantes como o atrator de Lorenz, a ferradura singular contratora e etc. Mostraremos resultados recentes da teoria.

IMG 8972Palestrante: Claudia Vargas (IBCCF-UFRJ)
Título: O cérebro estatístico: uma homenagem a Antonio Galves
Resumo: Desde o trabalho pioneiro de Helmholtz (1867) conjectura-se que o cérebro realiza seleção estatística de modelos, atribuindo modelos probabilísticos a sequências de estímulos e fazendo inferência estatística para aprender, classificar e prever eventos futuros. Em linha com esta proposta, estudos anteriores já haviam identificado assinaturas eletrofisiológicas associadas a ações iminentes e de aprendizagem de sequências no cérebro humano. Recentemente, resultados que apoiam a conjectura de que o cérebro identifica efetivamente a estrutura da cadeia que gera uma sequência de eventos foram obtidos pela nossa equipe de pesquisa. Sabemos agora como identificar algumas classes de modelos probabilísticos utilizados pelo cérebro para armazenar regularidades estatísticas em sequências de eventos. Um exemplo das classes às quais nos referimos são as árvores de contexto probabilísticas introduzidas por Rissanen (1983) no âmbito da compressão de dados. Neste seminário, discutirei a abordagem teórica e experimental associada à aprendizagem estatística desenvolvida pelo nosso grupo. Apresentarei um conjunto de novos dados eletrofisiológicos e comportamentais (Hernández et al., 2021; Cabral-Passos et al., 2024: Hernández et al., no prelo), buscando estabelecer uma relação formal entre a aprendizagem de sequências estruturadas de eventos aleatórios e suas assinaturas no cérebro.

Data: 08 de maio, no horário das 15h30 às 17h00,
Local: Bloco C, Sala C-116, Centro de Tecnologia - UFRJ.

Organizadores : Maria Eulalia Vares e Widemberg da Silva Nobre

Mais informações podem ser encontradas no site, AQUI.

Mulheres na Matemática

Evento: Mulheres na Matemática IM - UFRJ

O Encontro de Mulheres Matemáticas do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro visa estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira acadêmica e científica em matemática. O propósito principal deste evento é reunir matemáticas ativas em várias áreas da Matemática, proporcionando-lhes a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e experiências pessoais.

Além disso, o intento consiste em suscitar o interesse pelas questões de gênero, visando sensibilizar toda a comunidade acadêmica e científica acerca da relevância da equidade de gênero. Tal iniciativa possibilita a condução de debates abrangentes acerca de diversos temas correlatos a essa problemática.

Subcategorias