Confira aqui o horários de disponbilidade das salas C-116, C-119, C-100A, C-100B, B-106A, B-106B, B-108A e B-108B.
Salas de aula equipadas com projetor – B-106A, B-106B, B-108A, B-108B – comportando de 20 a 25 alunos – e B-110 – comportanto até 60 alunos.
Salas com recursos computacionais – C-108, LIG (ligação ABC)
O Instituto de Matemática da UFRJ oferece turmas assinaladas como turma honors/PEM para várias disciplinas. Estas turmas são destinadas a estudantes cujo objetivo é obter uma formação mais aprofundada. Cursar disciplinas em turmas honors facilita o acesso a cursos mais avançados, e a certos convênios de duplo diploma, por exemplo Engenharia e Matemática. Também ajuda o estudante a se preparar para estudos no exterior que exigem bom nível de Matemática. Por exemplo, recomendamos as disciplinas abaixo como preparação para o Convênio de duplo diploma de graduação da UFRJ com o consórcio de Universidades francesas Paristech (École de Mines, de Ponts, Polytechnique, Ensae, Ensta, etc.): Cálculo I, II, III, Algebra Linear II e Análise Real, Modelagem Matemática, Equações Diferenciais, Álgebra Linear Avançada, Análise Real II.
Matemática é um dos alicerces das tecnologias atuais. A formação de quadros fluentes na disciplinas STEM ( Science, Technology, Engineering and Mathematics) é considerada estratégica para manter a competitividade dos países atualmente desenvolvidos. No nosso caso, ela é fundamental para criar oportunidades de inovação tecnológica e atingir um nível melhor de desenvolvimento.
O conteúdo é tratado com ênfase dos aspectos qualitativos sobre os aspectos operatórios. O processo de descoberta e a prova matemática ganham mais importância. A compreensão da matéria é cobrada nesse nível. Isso exige uma bibliografia mais avançada, que pode ser um texto clássico ou um texto mais atual. Muitas vezes esse texto está disponível apenas em inglês.
A expressão honors course é de uso corrente nos Estados Unidos e supre a mesma carência do que no nosso sistema de créditos. Ela indica que os candidatos participam de maneira voluntária, pela `honra' de ser aprovados em uma disciplina mais difícil. No nosso caso, é expedido um certificado de participação para os alunos com bom desempenho, sem nenhuma vantagem em termos de créditos ou de Coeficiente de Rendimento.
Em princípio qualquer aluno da UFRJ pode participar, sabendo que essas disciplinas exigirão maior esforço e autonomia. É recomendável que os candidatos não possuam reprovações na matéria e mantenham um CR (Coeficiente de Rendimento) de não menos do que 7,0. Para estudantes do primeiro período, o nível recomendado é o do antigo Vestibular, ver por exemplo a prova de 2010.
Esta lista é provisória (atualizada em 22/7):
Horário das Disciplinas:
Confira na página do IM o horário das disciplinas oferecidas, incluindo sala e professor responsável. Pode-se consultar com antecedência vendo-se períodos anteriores. Por exemplo, para se saber da oferta de 20xx/1 consulte 20yy/1 de ano anterior e para 20xx/2 consulte 20yy/2 de ano anterior pois horários são idênticos ou muito semelhantes.
Listamos abaixo algumas disciplinas com oferta regular, incluindo o semestre onde costuma ser oferecido. Mas abrimos com frequência disciplinas que não estão nesta lista. Elas aparecem diretamente no link acima. Note que as ementas abaixo podem estar desatualizadas.
Disciplinas Básicas (1° ano):
Disciplinas Intermediárias (2° ano em diante):
Disciplinas Avançadas:
Quero fazer Cálculo I do PEM e sou calouro. Como faço isso?
Resposta: Os alunos (calouros e não calouros) podem cursar o Cálculo I do PEM sem estar formalmente inscritos, mantendo sua matrícula na sua turma de origem. A nota na disciplina será a maior entre a prova unificada de Cálculo, igual para todas as turmas, e a avaliação do PEM. Serão dados certificados de participação na turma Especial de Cálculo I aos alunos que tiverem bom desempenho nas provas unificadas e nas avaliações específicas da turma especial de Cálculo.
Como se inscrever nas disciplinas?
Resposta: Diretamente no SIGA caso ela apareça.
A disciplina X vai contar no meu currículo?
Resposta: Os Cálculos Infinitesimais I, II, III possuem equivalência com os Cálculos I, II e III da Engenharia. A Álgebra Linear II da turma especial é a mesma disciplina que a da Engenharia.
Meu CR vai ficar mais baixo?
Resposta: No Cálculo I poderá ser utilizada a nota da prova unificada da Engenharia para efeito de CR. Nos Cálculos II, III e na Algebra Linear II, uma parte importante da nota (consulte o professor, mas algo como 60%) será resultado da nota da prova unificada da Engenharia.
Estou preparado para fazer a disciplina X?
Resposta: Entre em contato com o Professor responsável pela disciplina (consulte na tabela de disciplinas acima) ou com o coordenador do programa.
Qualquer outra dúvida entre em contato com o coordenador do programa, o Prof. Gregorio Malajovich no e-mail (coloque PEM no assunto do e-mail!): gregorio@ufrj.br
A Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural de 2024 acontecerá em formato presencial 8 a 12 de ABRIL DE 2024. Os coordenadores do IM são Profa. Juliana Fernandes da Silva e Prof. William L. Leão.
Confira os Resultados da Jornada 2024 (45. JIC)
Confira os Resultados da Jornada 2023 (44. JIC)
Confira os Resultados da Jornada 2022 (43. JIC)
Confira os Resultados da Jornada 2021 (42. JIC)
Confira os Resultados da Jornada 2019 (41. JIC)
O programa de Iniciação Científica (IC) é a realização, por alunos de graduação, orientados por pesquisadores do Instituto de Matemática, de projetos de pesquisa ou estudo dirigido, com o objetivo de apresentar um primeiro contato com a pesquisa científica. A atividade de Iniciação Científica é uma atividade que permite um aprendizado bem diferente do das disciplinas da graduação e pode ter aspectos experimentais, teóricos ou computacionais. Nela, o aluno poderá estudar um tópico novo, desenvolvendo sua criatividade, sua independência acadêmica, sua capacidade de resolução de problemas novos e sua capacidade expositiva. Participar do Programa de Iniciação Científica é uma experiência muito rica, para todos os alunos, tanto os que pretendem seguir com a carreira acadêmica, seguir uma carreira empresarial ou carreira do magistério no ensino fundamental e médio, já que o projeto de IC pode gerar um projeto mais maduro de Pós-Graduação ou estimular a curiosidade de novos professores multiplicadores de conhecimentos.
O aluno candidato à bolsa deverá engajar-se em um projeto de pesquisa da sua área de interesse e informar-se junto ao pesquisador responsável pelo projeto sobre as condições para concorrer a uma Bolsa de Iniciação Científica. A solicitação deverá ser feita de acordo com as normas estipuladas pelo Edital, que normalmente é divulgado no mês de março, no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.