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O curso de Matemática (Licenciatura e Bacharelado) foi um dos primeiros cursos no país, e seu histórico, incluindo a expansão para o turno noturno, sua procura por estudantes, e destaque dos alunos egressos no mercado profissional, justifica sua oferta, sua importância e liderança dentre as instituições nacionais que se ocupam da formação de professores.

Desde sua criação, o Curso de Licenciatura em Matemática assumiu o compromisso de oferecer às instituições de formação básica licenciados em matemática com sólida formação matemática e conhecimento da dimensão cultural, social, política e econômica da educação. Sempre projetou, portanto, o perfil de um egresso ciente da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos, com uma visão de seu papel social de educador com capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos alunos, com consciência de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos e estar ciente de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

O curso tem como base os seguintes princípios:

Formar licenciados conscientes da posição do educador na sociedade e pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, diálogo e solidariedade.

Em seus primeiros anos, passou a fazer parte de uma das unidades da Universidade do Brasil, denominada Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi),  a partir de  04/04/1939. Foi na FNFi que começaram a ser desenvolvidos um dos primeiros programas de pesquisa, tendo a primeira turma de Matemáticos se formado em 1941.

Em 1965 a Universidade do Brasil passou a se chamar  Universidade Federal do Rio de Janeiro e com a Reforma Universitária, decreto-lei n. 53, de 18 de novembro de 1966, o curso foi transferido da Faculdade Nacional de Filosofia para o Instituto de Matemática.

Neste longo período de existência do curso, muitos matemáticos se formaram, se tornaram professores do IM-UFRJ ou de outras universidades do Brasil.

Em 1992, os institutos da Matemática, Física e Química da universidade encaminharam ao Conselho de Ensino e Graduação (CEG) propostas de criação dos respectivos cursos de licenciatura noturno. As propostas tiveram pareceres favoráveis de Conselheiros e foi então criada uma Comissão de Licenciatura com representantes dois seis centros, da Pró-Reitoria de Graduação, da Faculdade de Educação e do CAp com objetivo de, a partir de um estudo fundamentado sobre a situação institucional, filosófica, pedagógica e gerencial dos cursos de licenciatura da UFRJ, apresentar elementos indispensáveis que servissem de base para o CEG disciplinar a implementação dos cursos. As discussões que surgiram em torno dos cursos de licenciatura, resultaram em substancial mudança estrutural dos cursos.

Em 1993, foi criado o curso de licenciatura noturno. Neste período, a Licenciatura em Matemática da UFRJ, já apresentava, em sua reformulação, a prática como componente curricular inserida desde os primeiros períodos do curso e a sua estrutura já atendia, antecipadamente, às exigências da Resolução do CEG 2/94 que estabelece normas de funcionamento para os cursos de licenciatura da UFRJ.

A formação de professores para o Ensino Fundamental e Médio se dá na UFRJ por meio de cursos de licenciatura plena. Todos eles envolvem a participação da faculdade de educação, que é, de forma geral, responsável pelas disciplinas de conteúdo pedagógico, do Colégio de Aplicação (CAp), onde são realizados os estágios supervisionados, e de, pelo menos, uma Unidade (no caso da Licenciatura em Matemática, o Instituto de Matemática) responsável pelas disciplinas de conteúdo específico.

A procura pelo curso de Licenciatura em Matemática tornou-se substancial no momento em que foi criado o curso noturno. Juntou-se a isto, a visão de alguns alunos do bacharelado em matemática, na licenciatura, a oportunidade imediata de emprego, o que causou a demanda pelo bacharel recém formado pela licenciatura.

Podemos ver o retrato da qualidade da formação do licenciado em matemática pela UFRJ nos concursos públicos para o magistério dos últimos anos. A maioria de nossos alunos que prestou concurso foi classificada.

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