Segundo Resolução 02/2016 do Conselho de Ensino de Graduação - CEG/UFRJ, a Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico tem a função de, num trabalho conjunto com orientador acadêmico do aluno, acompanha, academicamente, os alunos dos cursos do Instituto de Matemática.
Membros
Docentes:
- Agnaldo da Conceição Esquincalha (Presidente)
- Andrew James Clarke
- Angela Maria Silva Gonçalves
- Caroline Lima de Souza
- Juliana Vianna Valério
- Kelly Cristina Mota Gonçalves
- Marcello Goulart Teixeira
- Marco Aurelio Palumbo Cabral
- Maria Helena Cautiero Horta Jardim
- Maria Luiza Machado Campos
Discentes:
- Bruno Crispim Rosa
- Pedro Paulo Kastrup Ferreira
- Nickolas Gomes Pinto
- Tatiana Thays Dávalos Alves (Suplente)
Contato: coaaim@ufrj.br
Algumas atribuições da COAA
- Análise da situação acadêmica do aluno e emissão de parecer quanto à bolsa auxílio e bolsa alojamento.
- Análise dos casos dos alunos em caso de jubilamento ou com risco de jubilamento (Resolução CEG 10/2004).
- Discutir, junto com o orientador acadêmico do aluno, medidas capazes de viabilizar a superação das dificuldades diagnosticadas, de forma a possibilitar ao aluno o desenvolvimento acadêmico adequado.
Os processos analisados pela COAA são aqueles encaminhados pelos Coordenadores de Cursos, pelo Conselho de Cursos do IM ou por Pró-Reitorias.
É assegurado ao aluno acesso a qualquer parecer emitido sobre desempenho acadêmico, bem como sigilo em relação ao acesso de terceiros não diretamente envolvidos em acompanhamento.
Orientação acadêmica
Em todos os cursos da UFRJ existe a figura do orientador acadêmico, cuja função é auxiliar o aluno a escolher adequadamente seu plano de estudos (escolha de disciplinas), orientá-lo em decisões que envolvem atos acadêmicos, como por exemplo: solicitar quebra de requisitos em disciplinas, inscrições em disciplinas fora da sequência curricular, cursar disciplinas com concomitância, trancar disciplinas e trancamento de matrícula.
O orientador acadêmico realiza um trabalho em conjunto com o coordenador do curso, o último na função de fornecer ao orientador elementos para a orientação.
Para qualquer procedimento acadêmico que não possa ser realizado on-line (no SIGA) o aluno deve procurar seu orientador acadêmico para esclarecimentos ou dar entrada em processos, caso haja dúvidas.
Relação de orientadores e respectivos orientandos (relação ordenada por professor e relação ordenada por aluno):
(As relações estão em processo de revisão.)
- Bacharelado em Ciência da Computação
- Ciências Atuariais
- Estatística
- Licenciatura em Matemática
- Matemática
- Matemática Aplicada
Matrícula em situação de Trancamento Automático: perigo de cancelamento imediato (Resoluções CEG 03/2008 e 01/2010).
Abertura de processos
Para abertura de processos o aluno deve dirigir-se ao protocolo do IM, sala 105 do bloco C, munido de formulário adequado (conferir formulários aqui) preenchido.
Perguntas frequentes e respostas
1) Um aluno pode mudar de orientador acadêmico?
Resposta: Sim desde que o professor que o aluno deseja para orientador concorde e seja professor do Instituto de Matemática.
2) O que significa quando, ao tentar realizar a inscrição em disciplinas aparece a mensagem “sob a comissão de orientação acadêmica (COAA)”?
Resposta: Isto significa que sua inscrição em disciplina poderá ser feita apenas pelo orientador acadêmico (ou coordenador de curso), após conversações sobre seu desempenho acadêmico. O aluno deve entrar em contato com orientador durante o período de inscrição em disciplinas ou em período determinado pelo orientador.
3) Em que situações o aluno é jubilado?
Resposta: Consulte a Resolução CEG 10/2004.
4) O que deve fazer um aluno que está em risco de ser jubilado?
Resposta: Procurar seu orientador acadêmico para auxiliá-lo no planejamento de suas atividades. Lembre-se que qualquer planejamento não é bem sucedido se não há empenho do aluno.
5) O que deve fazer um aluno quando há incompatibilidade com a disponibilidade do orientador?
Resposta: Entrar em contato com o coordenador de curso para troca de orientador.