Coordenador: Maria Luiza Machado Campos
Resumo: A ação é direcionada a organizações que concentram muitos deslocamentos pendulares automotivos, em uma base diária e/ou temporária, e que identifiquem a necessidade de sistematizar as caronas. Exemplos: funcionários de indústrias, de centros comerciais, de hospitais, moradores de complexos habitacionais, comunidades universitárias, eventos de médio e grande porte, entre outros). Ao longo dos seis meses letivos em que o projeto está ativo na UFRJ, 9.282 membros da comunidade acadêmica UFRJ já se registraram no aplicativo. Neste tempo, 646 motoristas ofereceram caronas e 7.527 caronas individuais foram realizadas, com uma média de aproximadamente 60 caronas diárias, beneficiando 1.872 caronistas diferentes. Esta proposta trata-se de transformar o Caronaê em um sistema de código-fonte aberto (open source), possibilitando sua replicação em outras instituições interessadas pelo Brasil e pelo mundo. A partir deste modelo, será criada uma rede conectada de contribuições ao mesmo código-fonte, sediada na UFRJ. Deste modo, cada melhoria implementada por determinada instituição, será avaliada e aplicada nos demais sistemas, garantindo que todas as instituições possam usufruir das vantagens das novas atualizações. Identifica-se a oportunidade de aprofundar análises sobre os impactos promovidos pela ação nas instituições envolvidas nas áreas de acessibilidade, mobilidade urbana, desenvolvimento mobile, economia colaborativa, comportamento de rede, comportamento de viagens e outros. Ressalta-se que já foi publicado 01 artigo no XII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS). Da perspectiva social, as caronas reduzem o tempo gasto com locomoção, melhorando significativamente a qualidade de vida e promovem uma integração natural entre os usuários.