nota de pesar noticiaLuiz Adauto, o Patriarca e Formador de Matemáticos Brasileiros

Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 24 de fevereiro de 1926 onde completou sua educação secundária. Em 1944 mudou-se para o Rio de Janeiro, capital do Brasil na época, com o objetivo de concluir seus preparatórios para ingressar na Faculdade Nacional de Medicina, projeto de sua família. Ingressou no Colégio Anglo Americano, onde fez o Curso Científico.
Tendo interesse em matemática e por influência do Professor Sílvio Pinto Lopes, a época assistente do Dr. Lélio I. Gama na Universidade do Distrito Federal, foi encaminhado ao Departamento de Matemática da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, onde, após exame vestibular, ingressou como aluno em 1948. Em 1951 concluiu a Licenciatura em Matemática e em 1956 o Bacharelado. Já em 1952 fora convidado para assistente da cátedra de Análise Matemática e Superior, dirigida pelo Professor José Abdelhay, onde permaneceu como Professor até 1996, quando se aposentou compulsoriamente.

Nos anos sessenta iniciou seus estudos com o Professor Leopoldo Nachbin, que o encaminhou ao matemático americano Dr.Felix E. Browder, com quem trabalhou na “Yale University” e na “University of Chicago”, onde iniciou sua tese de doutorado na área de equações hiperbólicas não lineares, concluída em 1965 no IMPA, obtendo assim o título de Doutor em Ciências. Na sequência, pôde estreitar contato com Jacques Louis Lions, da Universidade de Paris, onde fez o seu Pós Doutorado.

Luiz Adauto casou-se em 09/01/1954 com Lourdes Maria Palma, Licenciada em Física pela FNFi em 1953. Do casal nasceram os filhos Luiz Henrique (Arquiteto), Sergio (Engenheiro Eletrônico), Maria Laura (Bióloga) e Kathia (Professora). O reconhecimento de sua competência e da relevância de seu trabalho se traduz concretamente pelas inúmeras homenagens que tem recebido ao longo de sua trajetória acadêmica. Dentre elas destacamos os Títulos de “Professor Emérito” de nossa Universidade, concedido aos Titulares aposentados que trabalharam decisivamente em prol do ensino e da pesquisa da UFRJ; “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos, Lima, Peru, pela sua notável contribuição à integração dos matemáticos latinoamericanos; “Professor Honorário” pela Universidade Nacional Del Callao, Peru, pela sua contribuição ao desenvolvimento da matemática; “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Estadual de Maringá, por suas relevantes contribuições para o desenvolvimento da Matemática e formação de novas gerações de pesquisadores; “Prêmio do X Colóquio Internacional de Equações Diferenciais”, realizado em Plovdiv, Bulgária, em 1999, pela relevância de sua atividade científica e pesquisa; e, a maior homenagem que um matemático pode receber, teve um teorema seu batizado como “Medeiros’ Uniqueness Theorem” no livro “Uniqueness and Nonuniqueness Criteria for Ordinary Differential Equations” de R.P. Agarwal e V. Larkshmikanthan.

Sua importância para o desenvolvimento da Matemática no Brasil não se reduz a mais de uma centena de trabalhos publicados em periódicos ou Anais de Congressos Internacionais ou aos seus 17 livros publicados (alguns dos quais num momento em que havia pouca ou nenhuma literatura básica de matemática em português para a graduação e praticamente nenhuma para a pós-graduação), e nem nas suas mais de uma centena de conferências ministradas em Congressos e nos muitos encontros em que foi o organizador e/ou incentivador. Sua maior importância para a Matemática no Brasil é revelada quando nos conscientizamos da extensão de seu trabalho na formação de recursos humanos. Desde a sua formação, o grupo de pesquisa em EDP liderado por Luiz Adauto vem dando forte contribuição à formação de recursos humanos para o ensino e a pesquisa no País, o que pode ser constatado por meio dos vários grupos emergentes localizados em várias universidades do Brasil e em Lima, no Peru. Ao seu grupo devemos a implantação e/ou fortalecimento de vários programas de pós-graduação no nosso país.   [ Download ]

Seguem as informações sobre o velório do LAM.
Local: Memorial do Carmo - Capela 6
Data: 05/06/2022, de 10:00 às 13:00h

Veja as homenagens feitas para o Professor pelo IMPA e LNCC.