26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

A L’Oréal Brasil promove desde 2006, em parceria com a UNESCO Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências, o Programa “Para Mulheres na Ciência”. O programa tem como motivação a transformação do ambiente científico, favorecendo a equidade de gêneros no cenário brasileiro e incentivando a entrada de jovens mulheres no universo científico.

A cada ano, sete pesquisadoras de diversas áreas de atuação são contempladas com uma bolsa-auxílio. A premiação tem o intuito de causar um impulso extra ao prosseguimento nos estudos e incrementar o desenvolvimento da ciência no país. Os trabalhos são avaliados por uma comissão julgadora formada por renomados profissionais das áreas científicas.

A Drª. Cecília Salgado, pesquisadora e professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi a vencedora do Prêmio para Mulheres na Ciência no ano de 2015. Cecília estuda sobre códigos corretores de erros, fundamental na solução de falhas na transmissão de informação por sistemas de comunicação como linhas telefônicas ou discos rígidos. A premiação reflete a dedicação e esforço de um trabalho que até então já era executado por seis anos.

A professora acredita que "ser matemática é estar constantemente construindo, imaginando e questionando" e espera que este reconhecimento produza mais interesse nas mulheres pela área da matemática, além de abrir mais portas para elas, de fato, habitem esse meio. Todos os anos, a premiação ressalta o que há de melhor nas pesquisas desenvolvidas por mulheres, que cada vez mais conquistam um espaço que por muito tempo lhes foi negado. Para mais detalhes sobre o prêmio, clique aqui.

Em comemoração ao Dia Nacional da Ciência, a Folha de São Paulo produziu uma coluna específica para abordar temáticas relacionadas ao processo científico. Tati Bernardi, colunista da Folha, cedeu seu espaço para Cecília, que falou sobre a "Serependidade na Matemática". Novamente, a professora expressa, com excelência, a importância e a relevância de seu trabalho na pesquisa científica.

Confira AQUI a matéria na íntegra.

Topo