Título: Introduzindo covariáveis para explicar a formação de grupos de amizade em modelos bloco estocásticos

Data: 07 de maio de 2020 (quinta-feira)

O link do Google Meet para a defesa é https://meet.google.com/foq-cooo-qfz.

Resumo: Neste trabalho investigamos a modelagem introduzida por Tallberg (2004) para explicar a formação de clusters em modelos bloco estocásticos com a introdução de variáveis explicativas, considerando abordagem Bayesiana. Um algoritmo MCMC foi implementado e testado em diferentes conjuntos de dados simulados, para os quais, em geral, obtivemos estimativas satisfatórias. Por fim, a metodologia proposta foi aplicada a um conjunto de dados reais, retratando a rede de amizades entre estudantes de uma escola em Glasgow, Escócia.

Banca Examinadora

• Marina Silva Paez (DME, UFRJ - Presidente)
  • Hugo Tremonte de Carvalho (DME, UFRJ)
  • Vinicius Pinheiro Israel (UNIRIO)
  • Kelly Cristina Mota Gonçalves (DME, UFRJ - Suplente)

Ao entrar na sala, desligue as câmeras e os microfones , para evitar problemas de conexão. A defesa será gravada e posteriormente disponibilizada.