A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) é um órgão que tem como objetivo promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Com base nisso, a instituição trouxe como tema para seu calendário para o ano de 2020 a temática “Cientistas Negras”, para homenagear nomes importantíssimos que contribuíram imensamente para a história da ciência não só do Brasil, mas do mundo. Uma das homenageadas foi a professora do IM, Nedir do Espírito Santo, que ocupou justamente o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Abril.

Nedir do Espírito Santo possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Sua área de pesquisa é Geometria Diferencial com trabalhos publicados nos seguintes temas: superfícies mínimas e superfícies de curvatura média constante. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase de atuação na formação de professores.

Através dessa ação, a FIOCRUZ reafirma a importância de valorizar e incentivar a presença e a permanência da mulher negra na ciência.

Clique AQUI para conferir o calendário.