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Coordenador-Extensionista: Wladimir Augusto das Neves

Resumo: Considerando que na legislação brasileira a educação é concebida como um direito fundamental, universal, inalienável e um instrumento de formação do exercício da cidadania e emancipação social, tendo como comprometimento primordial à formação integral do ser humano, é essencial reconhecer, para a elaboração de projetos, que no Brasil grande parte da população vivencia diversas formas de segregação e condições de miséria, que variam de intensidade. Apesar da ampliação significativa de acesso ao ensino superior, em decorrência de aumento de vagas, cotas, crédito educativo e principalmente pela implantação do Plano Nacional de Assistência Estudantil, que se firmou enquanto política de Estado através do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, o percentual de acesso dos estudantes de baixa renda à universidade pública é ainda pequeno. Neste contexto, um dos maiores desafios da Universidade Pública brasileira é aproximar-se da universalidade de acesso, se não para todos os cidadãos e cidadãs que têm direito à educação plena, mas a todos e todas que demonstrarem vocação, aptidão e motivação para formar-se nos níveis superiores de educação. Para a consecução do objetivo supracitado a presente proposta visa contribuir para a promoção da inclusão social no ensino superior pela educação e, portanto é concebida em um projeto social intitulado Pré-Vestibular Social Imhotep, no qual a equipe executora é constituída de um docente do Instituto de Matemática, estudantes de graduação da UFRJ e voluntários, em parceria com a ONG Espaço333, tendo como público-alvo 30 (trinta) estudantes de baixa renda que estão cursando o ensino médio.

Links: SIGProj

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