Pré-Requisitos

O pré-requisito é um curso de Cálculo I e, embora auto-contido, é útil ter noções de Probabilidade (ensino médio).

O Público-alvo são alunos do segundo ano de faculdade em diante.

Introdução

Este é uma Disciplina de introdução à modelagem matemática em finanças. O curso motivará o aluno a querer aprender mais:

• Probabilidade e Processos estocásticos;
  • Análise Real;
  • Análise Numérica;
  • Equações Diferencias Ordinárias e Parciais.

Vamos aprender o que são derivativos, contratos financeiros estabelecidos tendo por base algum ativo financeiro (ações por exemplo) e como precificar estes contratos. Para isto vamos desenvolver a Matemática necessária e explorar métodos numéricos.

Docente Responsável: Prof. Marco Cabral (mcabral ARROBA labma.ufrj.br).

Ementa da Disciplina

1. Introdução aos derivativos.
  2. Modelo binomial de precificação de derivativos.
  3. Probabilidade em espaços finitos. Variáveis aleatórias, esperança.
  4. Esperança condicional, Martingais e Processos de Markov com aplicações em finanças.
  5. Troca da Medida, Teorema de Radon-Nikodin.
  6. Derivativos Americanos dependentes e independentes do caminho. Tempo de parada.
  7. Passeios aleatórios, princípio da reflexão e aplicações em finanças.
  8. Modelos de taxas de juros.

Bibliografia

• Livro Texto da Disciplina: Stochastic Calculus for Finance I: The Binomial Asset Princing Model; Steven E. Shreve, Springer-Verlag.
    Veja que o Prof. Darrell Duffie (professor da School of Business de Harvard) escreveu para AMS sobre o livro.
  • Options, Futures and Other Derivatives; John C. Hull; Prentice-Hall.
    É o livro de referência na área, mas com conteúdo bem menos técnico e focado no aspecto mais prático. Quem realmente quer trabalhar com finanças deve dominar este livro. Não confunda com "Fundamentals of Futures and Options Markets" do mesmo autor, que é a versão light do livro referência.
  • The Mathematics of Finantial Derivatives. Wilmott et. al. Cambridge.
    Este livro foca em EDP (e análise numérica) e nem fala de probabilidade. No longo prazo é limitante somente esta visão. Vamos, no devido tempo, utilizá-lo no curso para complementar.
  • Advanced Derivatives Pricing and Risk Management. Claudio Albanese and Giuseppe Campolieti. Elsevier, 2006.

Leia mais Comentários Sobre a Bibliografia, que inclui discussão sobre os dois pontos de vista em finanças: utilizando EDP e processos estocásticos.

Disciplina Modelagem Matemática em Finanças II MAE 002

Trata-se de seminários abordando tópicos avançados em Finanças.

Bibliografia:

• Stochastic Calculus for Finance II; Model; Steven E. Shreve, Springer-Verlag.
  • Claudio Albanese and Giuseppe Campolieti; Advanced Derivatives Pricing and Risk Management: Theory, Tools, and Hands-On Programming Applications. Academic Press 2005.