Cópia de diego Ciclo de Palestras 800x460

Título: Metaestabilidade para uma classe de dinâmicas estocásticas

Data: 10/07/2024

Palestrante: Maria Eulalia Vares (IM-UFRJ)

Local:  Laboratório de Sistemas Estocásticos (LSE), Sala I-044-B, Centro de Tecnologia - UFRJ

Resumo: Metaestabilidade é um fenômeno muito frequente na natureza, com exemplos que aparecem nos mais distintos campos, incluindo física, química, biologia, climatologia e economia. Os objetos de interesse são sistemas que apresentam transições entre estados metaestáveis ou quase-de-equilíbrio e o estado estável. O comportamento metaestável é caracterizado por um longo período de aparente equilíbrio de uma fase pura do ponto de vista termodinâmico, seguido por um rápido decaimento ao equilíbrio estável (uma fase pura ou uma mistura). Questões interessantes em metaestabilidade dizem respeito a: tempo de transição e caracterização de uma possível gota crítica que precipita a convergência rápida ao equilíbrio.

Pretendo discutir alguns aspectos gerais de metaestabilidade, mantendo um olhar mais próximo no contexto de dinâmicas estocásticas. Com base em exemplos concretos, pretendo discutir algumas das motivações e descrever as características gerais, concluindo com uma breve descrição de resultados para o modelo de Ising estocástico em dimensão dois para qualquer temperatura subcrítica fixada, com base em trabalho conjunto com A. Gaudillière e P. Milanesi (Aix-Marseille Université).