Interferência, Probabilidade e Entropia
Nestor Caticha (IF-USP)
Este Colóquio trata de interferência indutiva, ou seja, o problema de lidar de forma racional com casos em que há informação incompleta. Como quantificar que uma asserção é mais plausível que outra? Como evitar algumas inconsistências de raciocínio? Atentative de extensão da lógica Aristotélica para situações em que não há informação completa levou Cox nos anos 40 a se perguntar qual seria a estrutura matemática adequada para lidar de forma racional com estes casos . Não é uma surpresa que a estrutura matemática adequada seja a teoria d eprobabilidades. A surpresa está em que isso possa ser deduzido.
Interferência se reduz agora ao problema de atribuir probabilidades com base na informação e as mudanças decorrentes da aquisição de nova informação. Existe uma forma geral de realizar interferência que satisfaça certos requisitos básicos? a imposição do resultado em alguns casos simples leva ao método geral de máxima entropia. Interferência pode ser interpretada de um ponto de vista geométrico.
Após a apresentação simplificada dos resultados acima serão mostradas algumas aplicações a problemas de aprendizado e análise de dados.