14 11 IM Seminario noticiaTítulo: A transição de fase em modelos de percolação em ambientes aleatórios

Palestrante: Marcos Vinícius Araújo Sá (IMPA)
Organizadores: Giulio Iacobelli e Maria Eulalia Vares
Resumo: Nesta palestra recordamos alguns resultados sobre a transição de fase para modelos de percolação em ambientes aleatórios. O primeiro modelo (Hilário, Sá, Sanchis, Teixeira) consiste em eliminarmos da rede quadrada, os elos de colunas inteiras escolhidas de forma aleatória. Mostramos que a existência da transição de fase está relacionada com o momento da distância entre as colunas remanescentes. O segundo modelo (Hoffmann) consiste em eliminar também as linhas do mesmo modo, e mostramos que neste caso a transição ocorre quando a distância entre os remanescentes têm decaimento exponencial. Por fim, recordamos outros modelos como KSV e processos de contato.
Data:21/11/2022
Horário:15:30h
Local: Sala B106-A – Bloco B: CT – Instituto de Matemática/UFRJ.

Clique AQUI para mais Informações sobre todo o programa dos seminários de probabilidade - IM-UFRJ