28 06 noticia IM Uma introdução à mecânica geométrica e sistemasTitulo: Uma introdução à mecânica geométrica e sistemas não-holônomos

Palestrante: Paula Balseiro (Instituto de Matemática, UFF)

Data: 01/07/2022
Local: Sala C-116

Resumo: Uma bola rodando sobre diversas superfícies ou o movimento de um skateboard são exemplos de sistemas mecânicos com vínculos nas velocidades.

Nesta palestra vamos começar apresentando sistemas mecânicos clássicos para depois nos focar nos sistemas não-holônomos: sistemas que se caracterizam pelo fato de que suas velocidades admitem restrições que não derivam de restrições nas posições. Depois de analisar alguns exemplos, vamos estudar diferenças geométricas e dinâmicas entre os sistemas hamiltonianos (sistemas sem vínculos) e os sistemas não-holônomos; diferenças que envolvem ferramentas da geometria simplética e Poisson. Finalmente vamos apresentar perguntas ainda abertas da àrea.