26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

09 12 im noticia colmeacoloquioO próximo encontro será realizado no 17 de dezembro (quinta-feira) com início às 14 horas, utilizando o software Google Meet. Na ocasião teremos as palestras de Leila Lobato Graef (UFF) e Nelson Pinto Neto (CBPF) que nos oferecerão um panorama do tema ligado ao prêmio Nobel de Física neste ano.

Clique AQUI para acessar a transmissão. 
Para participar por telefone, disque +1 331-256-7265 e digite este PIN: 729 914 272

PROGRAMA

Tema: Um panorama dos Prêmios Nobel de Cosmologia e Gravitação: de 1978 ao horizonte de eventos
Palestrante: Leila Lobato Graef (UFF)

Resumo: A área de Cosmologia e Gravitação tem tido um grande avanço nas últimas décadas. Experimentos importantes têm fornecido dados capazes de testar modelos teóricos com precisão nunca antes vista. A importância destes avanços tem tido o reconhecimento da comunidade científica, o que se refletiu também no número crescente de prêmios Nobel na área. Neste seminário farei um resumo histórico dos avanços em Cosmologia e Gravitação com especial ênfase à física da Radiação Cósmica de Fundo e dos Buracos Negros, temas associados aos trabalhos que resultaram nos prêmios de 2019 e 2020, respectivamente.

Tema: O Prêmio Nobel em Física de 2020: iluminando o que é impossível de iluminar
Palestrante: Nelson Pinto Neto (CBPF)

Resumo: O prêmio Nobel de 2020 contemplou a "descoberta de que a formação de buracos negros é uma previsão robusta da Teoria da Relatividade Geral" e a "constatação observacional da existência de um objeto compacto supermassivo no centro da nossa galáxia". Essas duas informações indicam que, muito provavelmente, o centro da nossa galáxia contém um imenso buraco negro. Nesse seminário, vamos discutir as propriedades intrigantes desses objetos misteriosos, e como o trabalho árduo, inventivo e persistente, tanto teórico quanto observacional, dos cientistas laureados mostrou que essas entidades enigmáticas não são apenas parte da abstração teórica de alguns físicos e do imaginário popular, mas objetos reais que povoam nosso Universo.

Topo