Devido à pandemia, as atividades do COLMEA, colóquio interinstitucional que congrega vários grupos do Rio de Janeiro, retornará de forma virtual.

14:00 h - 15:10h Célia Cerqueira de Almeida (LNCC)
Um modelo SEIRD generalizado com mecanismo implícito de quarentena para a disseminação da COVID-19: uma abordagem Bayesiana
15:10h - 16:20h Tiago Pereira (USP)
Controle de Covid-19 descentralizado e inteligente para novas estratégias para o distanciamento social, desafios e oportunidades

Transmissão online: O encontro se dará no GoogleMeet, clique AQUI para acessar a sala.

Para participar por telefone, disque +1 331-256-7265 e digite este PIN: 729 914 272#.

O próximo encontro será no dia 25 de junho (quinta-feira), utilizando o software Google Meeting. Na ocasião teremos as palestras de Regina Célia Cerqueira de Almeida (LNCC) e de Tiago Pereira (USP), ambas em temas relacionados à COVID-19.

Palestras

Palestrante: Célia Cerqueira de Almeida (LNCC)

Desenvolvemos um modelo SEIRD generalizado que leva implicitamente em consideração o mecanismo de quarentena para descrever a disseminação da COVID-19 no Brasil. Assumimos cenários com capacidade limitada de testagem, falta de dados confiáveis, subnotificação de casos e política de teste restrita. Para lidar com as incertezas de dados e modelos, desenvolvemos uma estrutura Bayesiana para a identificação de parâmetros do modelo. O modelo é usado para investigar o impacto de diferentes estratégias de relaxamento das medidas de distanciamento social. Os resultados destacam a importância da escolha adequada de como e quando começar a relaxar as medidas de distanciamento social.

Palestrante: Tiago Pereira (USP)

Medidas de controle são fundamentais para resguardar o sistema de saúde diante da pandemia de Covid-19. Protocolos de distanciamento social têm sido adotados na maior parte dos países e também no Brasil. Algumas questões fundamentais permanecem abertas: Por quanto tempo o protocolo deve ser mantido para se evitar o colapso do sistema de saúde? Deve-se implantar o mesmo protocolo de distanciamento em todas cidades e no mesmo momento? Deve-se amenizar o protocolo também de forma homogênea em todo o estado? Nós discutiremos uma solução ótima para o controle de Covid-19 que permite que as cidades se adaptem a suas capacidades de combater a epidemia. Essa solução é descentralizada e cada cidade tem o seu controle e tempo de implementação específicos.

Mais informações sobre o COLMEA, inclusive sobre todos os encontros anteriores podem ser encontradas AQUI.