26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

02 08 IM Noticia PPGEstatisticaTítulo: Pesquisa Continuar Cuidando PB – Levantamento por amostragem domiciliar com testagem para COVID-19

Palestrante: Pedro Luis do Nascimento Silva (ENCE-IBGE)
Data: 04/08/2021
Horário: 15:30h
Local: Transmissão online

Confira AQUI o link para a transmissão.

Resumo: Numa parceria entre o Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB e o Governo do Estado da Paraíba, foi realizado entre 3 de novembro e 22 de dezembro de 2020 o levantamento epidemiológico “Continuar Cuidando PB”, pesquisa por amostragem de domicílios, que coletou dados sociodemográficos e sobre sintomas, além de aplicar testes rápidos e do tipo RT-PCR para diagnóstico de COVID-19. A amostra total de 394 setores censitários foi estratificada em quatro macrorregiões do estado, e subdividida de forma balanceada nesses estratos para coleta ao longo de 8 semanas. Em cada setor censitário selecionado, foi aplicado um protocolo de coleta simplificado utilizando arrolamento dos domicílios e amostragem inversa com sorteio via amostragem de Bernoulli, com regra de parada definida em função do número de moradores testados com teste RT-PCR nos domicílios selecionados maior ou igual a 25. Esse protocolo permitiu a realização tempestiva da coleta, a liberação de resultados parciais a cada 2 semanas, e total sincronia entre os dados obtidos nos questionários e nos testes para COVID-19 realizados. Com a conclusão da pesquisa em fins de dezembro de 2020, a administração da saúde pública na Paraíba teve acesso a indicadores que permitiram tomar melhores decisões sobre políticas públicas relativas à gestão da pandemia e informar à sociedade sobre a evolução da doença naquele estado. A coleta de dados foi realizada pela SCIENCE em parceria com equipes das secretarias municipais e estadual de saúde, que ficaram responsáveis pela aplicação dos testes rápidos e RT-PCR, pela devolução de resultados aos participantes testados, e pela oferta de serviços de cuidado a todos que testaram positivo para a doença. Todos os cuidados sanitários foram tomados para proteção da equipe de entrevistadores e profissionais de saúde envolvidos na coleta, bem como dos moradores dos domicílios selecionados que participaram da pesquisa.

A palestra ocorrerá remotamente, via plataforma Zoom e com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Ciclo de Palestras Estatística UFRJ.

A sala será aberta sempre 10 minutos antes do início de cada sessão. Acesse AQUI para mais informações. .

Topo