Coordenador: Marcia Rosana Cerioli

Resumo: Desenvolvimento de ações afirmativas para incluir alunos do Ensino Fundamental e Médio na arte do Desenvolvimento de Algoritmos e Programação de Computadores, propiciando o desenvolvimento do raciocínio lógico e o conhecimento da tecnologia dos computadores, divulgando com maior propriedade e abrangência a existência das Competições em Programação, em especial, a Olimpíada Brasileira de Informática, fornecendo os recursos, tanto técnicos como científicos, necessários para o desenvolvimento do estudante nesta área do conhecimento. Aliado a isto, apresentar aos alunos de graduação desta universidade as fases internacionais destas competições e mostrar como os assuntos por ela tratados também fazem parte das disciplinas regulares do curso de computação. Os alunos de graduação, participantes do projeto, são os agentes de ligação entre estes dois universos, sendo instrutores dos alunos iniciantes, provenientes das escolas. Entre suas atividades estão o contato com a área pedagógica, a elaboração de materiais didáticos, a organização de atividades relacionadas ao desenvolvimento de algoritmos e a competições de algoritmos e programação. A ação se desenvolve em laboratórios de computação do CCMN-CT, em especial os LEPs do CCMN e no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE. Também se desenvolve em escolas interessadas, entre elas, o Colégio de Aplicação da UFRJ, a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes e outras escolas públicas.

Links: SIGProj; Site